quarta-feira, 14 de abril de 2010

Treinamento da emoção e da arte de pensar para trabalhar em equipe

Primeiro: Vacine-se contra o individualismo
O individualismo conspira contra o trabalho em equipe e a eficiência intelectual.
Os fortes não envergonham de ser ajudados. Os líderes são amigos da interação

Segundo: Aprenda a ouvir o que os outros têm para dizer e não o que você quer ouvir.
Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros. Você só poderá compreender o que eles sentem e pensam se você aprender a se esvaziar dos seus preconceitos.

Terceiro: Estimule os outros a expressar seus pensamentos.
Seja aberto, livre, espontâneo. Cuide do seu tom de voz e da sua maneira de se expressar, pois ás vezes você pensa que está sendo aberto e espontâneo, mas está vendendo a  imagem de uma pessoa autoritária.
Um grande líder não é o que está acima dos outros, mas o que estimula as pessoas a romper seu isolamento e a se comprometer com sua empresa, instituição ou família. Quem fala se compromete.
Mostre aos participantes que não há pessoas não inteligentes, há pessoas que não aprenderam a pensar.
Uma boa técnica que estimula a gestão participativa é ler histórias em pequenos grupos e solicitar a opinião dos participantes. As histórias podem conter temas sociais, familiares ou empresariais.

Quarto: analise as idéias dos participantes sem preconceitos.
Amplie seus horizontes. Não se sinta ameaçado e diminuído quando o pensamento dos participantes se confrontar com o seu. Treine não fazer de suas idéias verdades absolutas. Nunca se diplome na vida, há sempre o que aprender com alguém.

Quinto: valorize toda participação.
Treine valorizar os funcionários, alunos e filhos quando eles expressarem seus pensamentos e sentimentos. As mais ricas experiências nascem no solo da auto-estima, quando a vida é exaltada e não depreciada.
Nunca diminua os participantes quando suas idéias não forem aceitas ou não forem brilhantes. Alguns segundos de rejeição podem bloqueá-los para sempre.

Sexto: Valorize a solução dos problemas.
A inveja, o orgulho e o ciúme são atributos dos fracos, mas crescem facilmente na alma humana. Elimine diariamente as suas raízes. Treine substituir a paixão pelas suas idéias pelo empenho na solução dos problemas.

1 comentários:

Paullo Di Castro disse...

Belas dicas, mana. Bom te ver postando sempre aqui. Bjão

Postar um comentário

p!world