terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto Acadêmico 2010


Voltar a dar aula me permite ter o privilégio de aprender mais do que ensinar. É sempre uma boa surpresa encontrar alunos interessados e cheios de energia para compartilhar conhecimento. A perspectiva deste ano abre um leque de novas formas de observar a vida, com muita informação a ser absorvida e novas mídias e sabores a oferecer. É bem mais gratificante pelo fator humano em busca do aprendizado do que pela instituição que nem sempre dá a atenção devida.

Segue a idéia de uma querida aluna, sobre o que ela entendeu sobre o fundamento do design e o link do blog dela, para auxiliar as demais alunas como representante de classe, pela sua disposição e entusiasmo. Obrigado, Milena Cristina!


Design é um projeto inspirado principalmente na arte e na cultura. O processo de elaboração desse projeto envolve conhecimento técnico e criatividade para que a concepção, a execução e a especificação da “arte” sejam concretizadas. Uma das funções do Design é, através de uma síntese de identidade e conceito, diferenciar um produto ou serviço de um grupo do mercado.

O ser humano “pensa” visualmente e, por sua vez, as imagens agem diretamente sobre a percepção do cérebro. Percebo-me atraída pelo fascínio do mais importante dos sentidos “a visão”, a área do Design que me instiga interesse é a programação visual. Já que ela pode ser descrita como um conjunto de técnicas que nos permite ordenar a forma pela qual se faz a comunicação visual. Os milhares de estímulos, aos quais, a sociedade está submetida modificam a linguagem, o comportamento e a cultura.

Por estas e outras razões a área mais atrativa do Design é a programação visual, que expressa uma idéia e um conceito, diga-se de passagem, totalmente abstratos, mas de forma sintetizada e concreta, uma imagem, ou um agrupamento delas. Creio que essa área do Design não seja mera questão de estilo ou exercício da arte. E sim, a criatividade agregada a conhecimentos técnicos e específicos, além de ser pautado por um árduo trabalho em grupo.

0 comentários:

Postar um comentário

p!world