sexta-feira, 2 de julho de 2010

TchibuN em pílulas

Pra quem acaba de embarcar, o Encontro Nacional de Designers de todos os estilos e regiões é como uma babilônia de projetos visuais e intercâmbio de pesquisas.
A gente encontra de tudo um pouco, com funcionalidade exótica ou beleza natural, a interação promove contínuas parcerias e viagens criativas em comum. Antes, durante e depois. Cada personagem desse evento registra uma forma diferente de se expressar, se fazer entender, se divertir e até mesmo viver disso tudo com o mercado sedento pela frente. A diferença é que a gente costuma gostar muito do que faz e isso se reflete em um tipo de imersão que permite a versatilidade como mantenedor de ideias.

O importante é saber compartilhar informação, se render a metodologias e disciplina. Sem esquecer de contribuir de alguma forma com o novo meio ambiente que te recebe. Desfrutar dos momentos que uma oportunidade como essa oferece é permitir a troca do pensar, a produção de conteúdo, a sorte que temos de marcar essa geração com arte.
Talentos temos muitos, criatividade em conjunto só pode virar uma grande festa temática e sintomática. Cada um faz o seu encontro, permanece por anos quem insiste em inventar. A cada canto desse país tem uns e outros encantos a reparar, admirar, curtir e colocar no repertório audiovisual em tempo real.

Seja brindando um mussolini ou desenhando um macaco safado, algum animal vai amassar seu crachá dizendo "em breve seremos milhões", as piadas internas do N se perpetuam movidas pela diversidade cultural do Brasil. Refletimos o quanto temos riquezas humanas que se espalham pelo mundo levando a alegria que nos representa. Cada ano toda a configuração desse movimento muda conforme os costumes locais e as atividades apresentadas, a gente aprende a absorver o contexto que nos rege pra conseguir conciliar com a realidade pessoal de estudos e trabalho. Reciclar é viver porque tem que ser estudante por toda a vida para fazer design. Manifestações públicas como disputar uma corrida de rolimã em pleno eixo monumental na capital federal não é coisa de gente normal, estamos entre profissionais que usam como matéria prima a coragem e a invenção. São duas décadas de história, o Ndesign já esteve em extremos do nosso país continental, quem se permite lutar por este investimento anual encontra motivos para recomeçar todos os dias, temos contextos muito diferentes e a interatividade criativa em comum.

É muito gratificante produzir atividades, assistir espetáculos, aprender com grandes mestres e ter espaço para experimentar o segmento de design que nos escolheu. O Ndesign nunca teve tanta gente verdadeiramente envolvida com a conde, temos muito o que comemorar nesses memoráveis vinte anos de encontro. Já vi um toyart gigante nas costas de uma designer despertar um grande amor e desde então estão casados e felizes, pude prestigiar palestras incríveis sobre assuntos variados e super atuais gerindo as mudanças constantes que esta área contempla. O impacto que acontece num indivíduo que mergulha nessa semana de ideias é enorme, desde uma repentina para intercâmbio coletivo de sotaques até um maluco que sai por aí empunhando um megafone para falar de pamonhas do amor, de episódios hilários com encontristas até política levada a sério envolve grandes gestores de atividades tanto lúdicas quanto práticas. As melhores livrarias, festas, oficinas, balaios, mostras, bazares e palestras. Não tem possibilidade de sair de um N do mesmo jeito que entrou, fazer valer essa viagem é a parte mais saborosa do desafio que nos espera. Tem raias pra todos os atletas, atividades para todas as mentes férteis. Coloque muita disposição na bagagem, esse N promete! Construa novas soluções conosco.

4 comentários:

Rosa Clara disse...

Lindo o texto Polli, parabéns.
Pra mim, traduz o intraduzível.
Pena que dessa vez estarei fora, mas sinto a energia daqui de longe.
Um beijão e um perfeito N pra todos!

Alex disse...

Perfeito Polli! Texto arrepiante!
Nos vemos em 1 semaninha!
=)

Mauro Alex disse...

Sim, ele nos faz, principalmente, conhecer pessoas incríveis como vc. :-)

adrianabittar disse...

MUITO LEGAL!

Postar um comentário

p!world